ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO TRAZER ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR PARA A REAL EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PARA TANTO, LANÇA MÃO DE ALGUNS TEÓRICOS QUE DISCORREM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RELATANDO ALGUMAS FRAGMENTAÇÕES AO LOGO DA NARRATIVA HISTÓRICA DESSE PROCESSO, BEM COMO ALGUNS AVANÇOS. E ASSIM, COM VIAS A ESSA FORMAÇÃO, ENFATIZA-SE A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA DOCENTE CONSCIENTE E RESPONSIVA PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL. PARA TANTO O PERCURSO METODOLÓGICO DESTE ESTUDO, DEU-SE MEDIANTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, TENDO EM VISTA A BUSCA DE ELEMENTOS TEÓRICOS PARA COMPOR O ESTUDO PROPOSTO. ESTE ESTUDO CONCLUI QUE O PROFESSOR DESEMPENHA UM IMPORTANTE PAPEL NO QUE SE REFERE A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, PARA TANTO SE FAZ NECESSÁRIO UMA FORMAÇÃO INICIAL COM SABERES FUNDAMENTAIS PARA SUA PRATICA, ALÉM DISSO É NECESSÁRIO QUE SEJAM PROMOVIDAS DISCUSSÕES ACERCA DESSA QUESTÃO PARA QUE POSSAM CONDUZI-LOS A UMA PRÁTICA REFLEXIVA E A ATITUDES INCLUSIVAS.