O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR A ATUAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE
BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, DO SUBPROJETO MATEMÁTICA UFPB/CAMPUS IV, TRAZENDO RELATOS E
REFLEXÕES DA ATUAÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA EEEFM FREDERICO LUNDGREN, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO
TINTO/PB. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE TRABALHO RELAÇÃO A ABORDAGEM DO PROBLEMA CARACTERIZA-SE COMO
UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTO AOS OBJETIVOS FOI UTILIZADA A PESQUISA EXPLORATÓRIA, APRESENTANDO DUAS
LINHAS PRINCIPAIS DE TRABALHO: AS OFICINAS PEDAGÓGICAS E AÇÕES COMPLEMENTARES, TAIS COMO: OBMEP
2019; PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS; AULÕES PARA O ENEM 2019 E NIVELAMENTOS PARA A PROVA BRASIL 2019 . OS
RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O PROJETO PROPORCIONA AOS FUTUROS PROFESSORES A PARTICIPAÇÃO EM
EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS, TECNOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES DE CARÁTER INOVADOR, VISANDO A SUPERAÇÃO
DOS PROBLEMAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM BASE NA INSERÇÃO DE RESULTADOS DE PESQUISAS
ACADÊMICAS NA PRÁTICA ESCOLAR, BUSCANDO A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR DISPONÍVEIS.
OBSERVOU-SE TAMBÉM ATRAVÉS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AO PIBID, UMA MELHORIA NO
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS BOLSISTAS. CABE DESTACA AINDA QUE, O PIBID VEM INCENTIVANDO E MOBILIZANDO
A ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O SEU CORPO DOCENTE, TORNANDO -OS PROTAGONISTAS CO-FORMADORES DOS LICENCIANDOS.