O PRESENTE TRABALHO APRESENTA AS DISCUSSÕES SOBREA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS: ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO QUE PARTICIPAM DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO AUTISTA DE CAJAZEIRAS E REGIÃO CIRCUNVIZINHAS- APAA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB, IDENTIFICAR NA LITERATURA OS DIREITOS DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ESPECIFICAMENTE O QUE PRECONIZA A LEI 12.764/2012, QUE INSTITUIU A POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, E ESTABELECENDO DIVERSAS DIRETRIZES PARA SUA CONSECUÇÃO. AS CARACTERÍSTICAS DO TEA AFETAM AS CONDIÇÕES FÍSICAS E MENTAIS DO INDIVÍDUO, AUMENTANDO A DEMANDA POR CUIDADOS E, CONSEQUENTEMENTE, O NÍVEL DE DEPENDÊNCIA DE PAIS E/OU CUIDADORES. A FAMÍLIA EXERCE UM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO NA VIDA DA CRIANÇA AUTISTA E QUE A MESMA NUNCA ESTÁ PREPARADA PARA LIDAR COM ESSE REALIDADE, ASSIM, ACABA TENDO ACEITAÇÃO E PASSA A SE INTEIRAR MAIS SOBRE O TRANSTORNO QUE AFETA VIDA DA CRIANÇA, TENTANDO PROPORCIONAR UM BOM TRATAMENTO, SABER LIDAR E PROMOVER UMA BOA QUALIDADE DE VIDA. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO MOSTRA-SE DE GRANDE RELEVÂNCIA CIENTÍFICA, UMA VEZ QUE, SERVIRÁ DE FONTE DE PESQUISA PARA FUTUROS TRABALHOS, BEM COMO, CONTRIBUIRÁ NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR AS FAMÍLIAS NA ELABORAÇÃO DE SUAS VIVÊNCIAS E MAIOR INTERAÇÃO COM OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELA SAÚDE MENTAL E A EDUCAÇÃO, COM VISTAS A FAVORECER UM DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES DA CRIANÇA AUTISTA.