NESTE TRABALHO ANALISAMOS A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO POR MEIO DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA PRESENTE NO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, IMPLANTADO EM 1911 NA CIDADE DO ASSÚ, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE. NO INÍCIO DO PERÍODO REPUBLICANO, OS GRUPOS ESCOLARES REPRESENTAVAM A BASE PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE NACIONAL, PROPAGANDO HÁBITOS DE CIVILIDADE, URBANIDADE E PATRIOTISMO, VALORES QUE SE MANIFESTARIAM PELA NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA FACILITANDO A ASSIMILAÇÃO DAS PROPOSTAS DO PROJETO REPUBLICANO. NOS APROPRIAMOS DAS REFLEXÕES DE VEIGA (2003) E DAS ANÁLISES QUE A AUTORA DESENVOLVEU EM TORNO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA COMO ELEMENTO ESSENCIAL DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CIDADÃO CULTO E LETRADO QUE O GOVERNO VISAVA FORMAR POR MEIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. NO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, ESSA PERSPECTIVA PODE SER NOTADA NA DECLAMAÇÃO DE POESIAS, APRESENTAÇÕES TEATRAIS, FESTAS ESCOLARES E CÍVICAS E NA PRODUÇÃO DE IMPRESSOS ESCOLARES. AS ATIVIDADES CULTURAIS E LITERÁRIAS PRESENTES NA INSTITUIÇÃO AMPLIAVAM AS DIMENSÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISAVAM O APERFEIÇOAMENTO DOS SENTIDOS E EXPRESSAVAM UMA CULTURA QUE EVIDENCIA A ASSIMILAÇÃO DA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO EM SINTONIA COM OS VALORES DA REPÚBLICA.