O MÊS É MARÇO DE 2019, EM MEIO À DISCIPLINA DE INTERDISCIPLINARIDADE (PEDIMOS LICENÇA PARA O
APARENTE CONTRASSENSO AQUI PRESENTE) DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, PERANTE UMA
SALA COMPOSTA DE GRADUADOS DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS (MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA E
PEDAGOGIA), SURGEM QUESTIONAMENTOS DIANTE DO ENSINO DE MATEMÁTICA E AS CIÊNCIAS: A
INTERDISCIPLINARIDADE PODE APROXIMAR OS ALUNOS E O SABER MATEMÁTICO? A APROXIMAÇÃO SE DÁ PELA
RELAÇÃO ENTRE O EU E O MUNDO, DAS INTERDEPENDÊNCIAS ENTRE AS COISAS, OU PELA ORIENTAÇÃO DO MERCADO
PRODUTIVISTA, DA FORÇA TRABALHO POLIVALENTE? GROSSO MODO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR A
ADERÊNCIA DOS DISCURSOS, QUE RELACIONAM O CARÁTER INTERDISCIPLINAR E A MATEMÁTICA, JUNTO AO PORTAL
CAPES DE PERIÓDICOS (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR), POR REVISÃO
CRÍTICA DE ARTIGOS, LAPSO 2014 A 2019, POIS EXISTE DESCONFIANÇA PERSISTENTE SOBRE A EXISTÊNCIA DE UM
DOMÍNIO DAS RELAÇÕES POLÍTICO-ECONÔMICAS, OU SEJA, DO ENSINO UTILITARISTA (ESTRITO SABER FAZER) SOBRE A
INTENÇÃO INTERDISCIPLINAR, POPULARIZANDO O TERMO COMO JARGÃO DE UMA DIDÁTICA SALVACIONISTA, MAS QUE
PODE CONVERGIR COM A POLIVALÊNCIA DA DITA ERA DO CONHECIMENTO, ENLACE DE COMPETÊNCIAS DESEJADAS SOB
A APROPRIAÇÃO DO INTELECTO COMO FORÇA TRABALHO. POR FIM, CABE RESSALTAR, QUE OS RESULTADOS PROCURAM
ESTABELECER SUBSÍDIOS PARA REFLEXÃO DOCENTE, POIS APRESENTAM FREQUENTE E INTENSA PROXIMIDADE ENTRE
INTERDISCIPLINARIDADE E POLIVALÊNCIA.