COM A PREVALÊNCIA ACENTUADA DAS DIFICULDADES E/OU TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM, SURGE A NEUROCIÊNCIA PARA CONTRIBUIR COM A PSICOPEDAGOGIA E AS ÁREAS AFINS, INVESTIGANDO COMO O CÉREBRO HUMANO APRENDE E COMO SE USA AS FUNÇÕES NEURAIS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA MELHORAR AS METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS. AUXILIA-SE, ASSIM, OS INDIVÍDUOS COM TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO CAUSADORES DO INSUCESSO ESCOLAR. O OBJETIVO DO TRABALHO É CONSCIENTIZAR O EDUCADOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE PARA A ÁREA COGNITIVA. OS RESULTADOS DA PESQUISA FAVORECERAM ACIMA DE TUDO A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA O APRENDIZADO HUMANO. CONCLUI-SE QUE A NEUROCIÊNCIA NÃO DITA MÉTODOS PEDAGÓGICOS, TAMPOUCO TRANSFORMA A APRENDIZAGEM HUMANA, MAS CONTRIBUI COM ESTUDOS NA ÁREA CEREBRAL VISANDO MAIOR COMPREENSÃO DOS PROCESSOS COGNITIVOS.