NA CONTEMPORANEIDADE, AS IMAGENS TÊM GANHADO VISIBILIDADE EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: NA MÍDIA, NA ESCOLA, NOS OUTDOORS, NAS REVISTAS, NOS JORNAIS, NO CINEMA ETC. COM EFEITO, ESSE UNIVERSO DE IMAGENS QUE CIRCULAM EM DIFERENTES SUPORTES MATERIAIS E FAZEM PARTE DE NOSSO COTIDIANO TEM NOS INTERPELADO A EDUCAR NOSSO OLHAR. A ESCOLA, AMBIENTE DEDICADO A EDUCAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO, DEVE ESTAR CONSCIENTE DESSE PAPEL, AO PROPICIAR AOS ESTUDANTES O TRABALHO COM IMAGENS, VISANDO A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE ELAS. O LIVRO DIDÁTICO, MATERIAL UTILIZADO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR, TRAZ EM SEU BOJO DIFERENTES TIPOS DE IMAGENS E REPRESENTAÇÕES. ESSE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE ANALISOU AS IMAGENS PRESENTES NO TÓPICO DE LEITURA DE IMAGENS, DOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5º ANO, PERTENCENTES À COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS DA EDITORA SARAIVA. ADOTOU-SE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DAS IMAGENS, A TÉCNICA DA ABORDAGEM SEMIÓTICA DE PEIRCE (2012), ESPECIFICAMENTE, SUA SEGUNDA COMPOSIÇÃO TRICOTÔMICA (ÍCONE, ÍNDICE, SÍMBOLO) E AS ETAPAS DOS EFEITOS SÍGNICOS, GERADOS DURANTE A PRIMEIRIDADE, SECUNDIDADE E TERCEIRIDADE. ATRAVÉS DESSE ESTUDO FORAM OBTIDAS ALGUMAS CONCLUSÕES: (1) AS IMAGENS QUE APARECEM NOS LIVROS DIDÁTICOS OCUPAM AS FUNÇÕES ILUSTRATIVA E EPISTÊMICA, COMPROMETENDO-SE EM ILUSTRAR E COMUNICAR CONHECIMENTOS SOBRE DETERMINADOS CONTEÚDOS; (2) A PROPOSTA ADOTADA PELO LIVRO DIDÁTICO ANALISADO, ORIENTA-SE PELA ABORDAGEM SEMIÓTICA DE PEIRCE E FAVORECE A FORMAÇÃO CRÍTICA DOS SUJEITOS.