A ÁREA DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ATUALMENTE ENCONTRA-SE NA ESTRUTURA DE CENTRO DE EDUCAÇÃO. ESSA ESTRUTURA RELATIVAMENTE NOVA EM RELAÇÃO À EXISTÊNCIA DA PRÓPRIA ÁREA NA UNIVERSIDADE. NESTE CENTRO, NO PERÍODO ENTRE 2009 A 2016 FORAM IDENTIFICADAS DIVERSAS ATIVIDADES QUE PERMITEM A INVESTIGAÇÃO DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, OU SEJA, A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE MEMÓRIA. PORÉM, PREDOMINANTEMENTE, ESSAS ATIVIDADES OCORREM POR MEIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. DETECTA-SE AINDA QUE HÁ UMA CARÊNCIA DE PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DESTA UNIDADE ACADÊMICA, BEM COMO DE SUAS ORIGENS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O RESULTADO DE PESQUISA REALIZADA NO PRÓPRIO CENTRO DE EDUCAÇÃO, ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DESSES PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DESTA UNIDADE ACADÊMICA. AMPARA-SE PRINCIPALMENTE XAVIER (2007) PARA DISCUTIR SOBRE A MEMÓRIA DA INSTITUIÇÃO A PARTIR DOS TRABALHOS DE EXTENSÃO ANALISADOS. APRESENTAM-SE OS DIVERSOS PROJETOS DE EXTENSÃO QUE VERSAM SOBRE A HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA UFRN E UMA SUCINTA RETROSPECTIVA DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DESSE CENTRO, À LUZ DO PRODUTO DO TRABALHO DESSES PROJETOS DE EXTENSÃO, ANALISANDO-SE ENTÃO OS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS PRESERVADOS. AFIRMANDO ASSIM IMPORTÂNCIA DESTAS ATIVIDADES PARA A CONTRIBUIÇÃO DE ESTUDOS ACERCA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA UFRN.