O PRESENTE TRABALHO, TEM COMO OBJETIVO DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) SÔNIA CAVALCANTI, VISANDO O CUIDADO COM A NATUREZA, INCENTIVANDO A UTILIZAÇÃO DE UM ESPAÇO OCIOSO DA INSTITUIÇÃO E COLABORANDO PARA A REDUÇÃO E PRODUÇÃO DO LIXO E AINDA O DESCARTE INADEQUADO DESTE, APRENDENDO A REAPROVEITAR OS RESÍDUOS ORGÂNICOS E ASSIM TAMBÉM REALIZAR O CONTROLE DE PRAGAS SEM A NECESSIDADE DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS. PARA ISSO, REALIZARAM-SE PESQUISAS EM LITERATURA ESPECÍFICA, INCLUINDO EXPERIÊNCIAS EM OUTRAS INSTITUIÇÕES E DISCUTIU-SE O TEMA EM RODAS DE CONVERSA COM AS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E COM AS CRIANÇAS. O CURRÍCULO DA INSTITUIÇÃO FOI ALTERADO VISANDO POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR DE MANEIRA MAIS CLARA POSSÍVEL E COM PARTICIPAÇÕES REAIS DOS ALUNOS, TRAZENDO A PERMACULTURA COMO FOCO PRINCIPAL INCENTIVANDO O CUIDADO PERMANENTE COM O MEIO AMBIENTE, CONTRIBUINDO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO SER HUMANO A RESPEITO DA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.