MUITOS USUÁRIOS DE LÍNGUAS DE SINAIS UTILIZAM A MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA ORAL DE SUA REGIÃO, PORÉM NO PROCESSO DE TRADUÇÃO HÁ PERDA DE SIGNIFICADO. PARA FAZER REGISTROS DA LÍNGUA DE SINAIS, PODE-SE RECORRER A MÍDIAS DIGITAIS, NO ENTANTO, HÁ OUTRO MÉTODO POUCO DIFUNDIDO, QUE É A ESCRITA DE SINAIS (SIGNWRITING). PENSANDO EM QUANTO A LÍNGUA É BENEFICIADA COM SUA MODALIDADE ESCRITA, E CONSTATANDO QUE POUCOS SURDOS NO RN CONHECEM A ESCRITA DE SINAIS, RESOLVEU-SE PESQUISAR UM GRUPO DO CAS – MOSSORÓ / RN COM O OBJETIVO DE ENTENDER SUA ACEITAÇÃO, USO, PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA E DESEJO EM ESTUDAR. A PESQUISA DEU-SE COM ALGUNS ESTUDANTES DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, ATRAVÉS DE UM TESTE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E OUTRO DE PERCEPÇÃO POSTERIOR, INTERCALADOS COM DUAS SEMANAS DE AULA SOBRE O TEMA. APÓS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS E AULAS, PERCEBEU-SE QUE TODOS COMPREENDERAM A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR A MODALIDADE ESCRITA DE SUA L1, ALÉM DE TEREM RELACIONADO-A A UMA MELHORA DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZADO, E DEMONSTRARAM INTERESSE EM CONTINUAR COM O ESTUDO. INFELIZMENTE NÃO EXISTE UMA OCASIÃO FORMAL EM QUE ESTE CONTEÚDO SEJA TRANSMITIDO PARA A COMUNIDADE SURDA. É NECESSÁRIO PRODUZIR MATERIAL DE LITERATURA EM ESCRITA DE SINAIS PARA QUE HAJA FONTE DE CONSULTA, POIS APENAS COM O CONTATO CONSTANTE É POSSÍVEL APROPRIAR-SE DA MODALIDADE ESCRITA, E APENAS COM ESSA APROPRIAÇÃO É POSSÍVEL MANTER REGISTROS QUE INDEPENDAM DE MÍDIAS TECNOLÓGICAS. ASSIM, ENTENDE-SE QUE É IMPORTANTE ENSINAR A ESCRITA DE SINAIS DESDE O PRINCÍPIO DA ESCOLARIZAÇÃO DO SUJEITO SURDO, VALORIZANDO SUA CULTURA E, CONSEQUENTEMENTE, A LIBRAS.