O ADOECIMENTO DOS PROFESSORES TEM SIDO PAUTA DE PESQUISAS POR TODO O BRASIL, DADAS AS CIRCUNSTÂNCIAS HISTÓRICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS NAS QUAIS A PROFISSÃO TEM SE REALIZADO. BUSCANDO UM ENFOQUE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE EMOCIONAL DOCENTE, A PRESENTE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA PROPÕE-SE A ANALISAR ARTIGOS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). AS PRODUÇÕES APONTAM PARA A RELAÇÃO ENTRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E AS QUESTÕES RELACIONADAS À SAÚDE EMOCIONAL, TAIS COMO A FALTA DE MOTIVAÇÃO, DESPERSONALIZAÇÃO OU MESMO A SÍNDROME DE BURNOUT. DEMONSTRAM AINDA A NECESSIDADE DOS PROFESSORES DE ESTABELECER RELAÇÕES MAIS HARMÔNICAS COM SEUS PARES, COM A GESTÃO ESCOLAR E COM SEUS ALUNOS, BEM COMO A INTERFERÊNCIA DA SAÚDE EMOCIONAL DOCENTE NO PRÓPRIO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POR FIM, APRESENTAM ALGUMAS AÇÕES E ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER REALIZADAS NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORES A FIM DE PROMOVER SAÚDE EMOCIONAL. ESPERA-SE QUE TAIS RESULTADOS FORNEÇAM SUBSÍDIOS PARA NOVAS PESQUISAS E PROPOSTAS QUE CONTRIBUAM COM UMA FORMAÇÃO QUE PROMOVA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO PROFESSOR.