O PRESENTE TRABALHO APRESENTA COMO OBJETIVO DIALOGAR SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A QUESTÃO INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTICULANDO-AS COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. NESTE SENTIDO, TÊM-SE COMO PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO AS ORIENTAÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DA NORMATIVA NACIONAL? A METODOLOGIA APORTA NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DOCUMENTAL E EM AUTORES QUE VÊM INVESTIGANDO SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, A EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERCULTURALIDADE E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO BEM PREVÊ O PARECER CNE/CP 003/2004, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS SOBRE A TEMÁTICA. ENTRETANTO, CABE AO DOCENTE BUSCAR A SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA A FIM DE QUE TENHAMOS CRIANÇA MAIS VALORIZADAS E COM A SUA IDENTIDADE RACIAL RESPEITADA.