O PRESENTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NUMA ESCOLA DE ENSINO
MÉDIO, QUE, COMO AVALIAÇÃO TRIMESTRAL, PROPÔS QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVESSEM UMA PESQUISA
CIENTÍFICA ORIENTADA, ENVOLVENDO O ASSUNTO DE FÍSICA TÉRMICA, QUE FOI O OBJETO DO CONHECIMENTO
ABORDADO NO TRIMESTRE AVALIADO. O CONTEXTO NO QUAL NOSSO TRABALHO SE DESENVOLVEU FOI NA PERSPECTIVA
CONSTRUTIVISTA SOCIOINTERACIONISTA. A AVALIAÇÃO DEU-SE DE FORMA CONTÍNUA, NÃO APENAS NO DIA DA
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS. A AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM REALIZADA FOI, POR SUA PRÓPRIA CONCEPÇÃO,
INTERDISCIPLINAR E ENVOLVEU COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE EXTRAPOLAM, DE MANEIRA VANTAJOSA,
ABORDAGENS DE ASSUNTOS EXCLUSIVOS DA DISCIPLINA. A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO NOS MOLDES PROPOSTOS NO
PRESENTE TRABALHO DEMONSTROU SER MAIS EFICIENTE DO QUE AQUELAS REALIZADAS NO FORMATO TRADICIONAL. PARA
ANALISAR OS RESULTADOS, AGRUPAMOS OS GRAUS OBTIDOS NA AVALIAÇÃO EM 5 (CINCO) CATEGORIAS: E (EXCELENTE),
COM GRAUS VARIANDO ENTRE 9,5 E 10,0; MB (MUITO BOM), ENTRE 8,0 E 9,4; B (BOM), ENTRE 6,0 E 7,9; R
(REGULAR), ENTRE 5,0 E 5,9; E I (INSUFICIENTE), ENTRE 0,0 E 4,9. EM SEGUIDA, COMPARAMOS OS GRAUS OBTIDOS
(EM TERMOS PERCENTUAIS) ENTRE OS ANOS DE 2016 A 2019. NOTAMOS QUE, NA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE TRABALHOS
CIENTÍFICOS, NÃO HOUVE NENHUM GRAU INSUFICIENTE, ENQUANTO QUE OS CONCEITOS E E MB APRESENTARAM
ÍNDICES BASTANTE SIGNIFICATIVOS QUANDO COMPARADOS COM OS OUTROS ANOS. A EVOLUÇÃO DOS GRAUS OBTIDA
COM A NOSSA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DEIXA CLARO QUE O PROCEDIMENTO ADOTADO CUMPRIU OS OBJETIVOS
PREVISTOS, PRINCIPALMENTE NO COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR.