ESTE TEXTO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM UM GRUPO DE ESTUDO COLABORATIVO SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. A PESQUISA TEVE COMO FOCO A COLABORAÇÃO ENTRE AS TRÊS PROFESSORAS E A PESQUISADORA COM O OBJETIVO DE PENSAR SOBRE A MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS E O COMO O PROCESSO DE COLABORAÇÃO EM UM GRUPO DE ESTUDO PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO E DE REELABORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES. O GRUPO TEVE A DURAÇÃO DE UM ANO E DOIS MESES E PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DE COLABORAÇÃO VIVENCIADO PELAS PROFESSORAS, FORAM UTILIZADOS O MEMORIAL DA MATEMÁTICA, O DIÁRIO E A ENTREVISTA COLETIVA, ALÉM DE REGISTROS E OBSERVAÇÕES DAS PESQUISADORAS. OS DADOS SUSCITADOS A PARTIR DAS FALAS DAS PROFESSORAS DO GRUPO COLABORATIVO, NOS INDICARAM QUE O REFLETIR, O ESTUDAR E O COLABORAR COLETIVAMENTE CONTRIBUI PARA A REELABORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES EM MATEMÁTICA.