RESUMO
PROBLEMATIZAR OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA SUA COMPLEXIDADE INCLUI ATENTAR-SE ÀS PRÁTICAS DOS PROFESSORES FORMADORES, SEUS TRAJETOS E INTERLOCUÇÕES COM ESTE COMPONENTE CURRICULAR E CAMPO DE CONHECIMENTO. OS PROFESSORES SÃO SUJEITOS DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS, COM FILIAÇÕES E PERTENCIMENTOS A DETERMINADAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. É PERTINENTE REFLETIR AS ARTICULAÇÕES QUE TECEM COM OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, A PERTENÇA E OS SABERES TEÓRICO-PRÁTICOS NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. ASSIM, A PROPOSTA DESTE ARTIGO É REFLETIR SIGNIFICADOS DO NOSSO ITINERÁRIO DOCENTE NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA, FOCANDO EM COMPREENSÕES TEÓRICO-PRÁTICAS E EM VIVÊNCIAS PROFISSIONAIS. FUNDAMENTA-SE EM ALARCÃO (2005), MOITA (2000) E SOUZA (2006), NOS CONCEITOS DE REFLEXÃO DA PRÁTICA E DAS HISTÓRIAS DE VIDA COMO POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. A METODOLOGIA ADOTADA INCLUIU A SELEÇÃO E A LEITURA DE REGISTROS DE VIVÊNCIAS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, TAIS COMO, ESTUDOS DA LITERATURA ESPECIALIZADA, PLANOS DE CURSO, PLANO DE TRABALHO PARA CONCURSO PÚBLICO DOCENTE, PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA, PLANEJAMENTOS, PORTFÓLIOS E PROJETOS DIDÁTICOS, PRODUZIDOS POR UMA ESTAGIÁRIA. OS RESULTADOS EXPRESSAM COMPREENSÕES SOBRE O ESTÁGIO COMO CAMPO DE CONHECIMENTO ARTICULADOR DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES E DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO. CONSTRÓI SENTIDOS SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE UM ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, REALIZADO POR UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO. A SISTEMATIZAÇÃO DESTE TRABALHO É O RECONHECIMENTO DA COMPLEXIDADE, CONTRADIÇÕES E POSSIBLIDADES MÚLTIPLAS PARA O APERFEIÇOAMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL COMO FORMADORA.
PALAVRAS-CHAVE: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PEDAGOGIA, PROFESSORA FORMADORA, ITINERÁRIO DOCENTE.