NESTE ESCRITO, OBJETIVAMOS ANALISAR O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONSIDERANDO SEUS PROCESSOS, BEM COMO OS INSTRUMENTOS ENVOLVIDOS QUE SE CONSTITUÍRAM A PARTIR DO CRESCIMENTO DA OFERTA E DEMANDA DESSA MODALIDADE DE ENSINO. DESSE MODO, VÊ-SE A NECESSIDADE DE ESTUDAR SUA A APLICABILIDADE E RESULTADOS. PORTANTO, TRATAMOS ESPECIFICAMENTE ALCANÇAR ASPECTOS IMPORTANTES DA AVALIAÇÃO COMO SEUS TIPOS ADOTADOS NA EAD, SEUS INSTRUMENTOS E RECURSOS, BUSCANDO COMPREENDER O USO DAS TECNOLOGIAS, O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E AS PROPOSTAS AVALIATIVAS PARA A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, UTILIZAMOS METODOLOGICAMENTE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM O PROPÓSITO DE COMPREENDER E EXPLICAR A REALIDADE DOS MEIOS DE AVALIAÇÃO NOS SISTEMAS DE EAD. NESSE SENTIDO, FORAM UTILIZADOS DIVERSOS AUTORES DA EDUCAÇÃO, BUSCANDO CONHECER SUA ESTRUTURA DE USO NO BRASIL. POR MEIO DESTE ESTUDO, FOI POSSÍVEL ABORDAR O FENÔMENO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, DE FORMA REFLEXIVA, E VERIFICAR COMO O MESMO OCORRE E SE APRESENTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.