O MÉTODO DE ENSINO TRADICIONAL NA ENGENHARIA, O PROFESSOR COMO SUJEITO ATIVO, TEM SE TORNADO INEFICIENTE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA REQUERIDOS PELA INDÚSTRIA MODERNA 3.0, OS QUAIS DEVEM APRESENTAR, ALÉM DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS, CRIATIVIDADE, PENSAMENTO CRÍTICO E ANALÍTICO. DIANTE DISSO, NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM TÊM SURGIDO, NO ENTANTO, FAZ-SE IMPORTANTE CONHECER O PERFIL DO ALUNO PARA SER CAPAZ DE DESENVOLVER AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. ASSIM, BUSCOU-SE IDENTIFICAR O PERFIL DOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS I E II PARA QUE O DOCENTE PUDESSE CONDUZI-LOS COM O INTUITO DE APERFEIÇOAR AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES. FOI ELABORADO UM FORMULÁRIO ONLINE CONTENDO 9 QUESTÕES BASEADAS EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS PARA OS EGRESSOS, APRESENTADAS NAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA ENSINO EM ENGENHARIA, A FIM DE TRAÇAR O PERFIL DOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS. COM OS DADOS GERADOS, FOI OBSERVADO QUE ALGUNS ALUNOS ALEGAVAM JÁ HAVER DESENVOLVIDO A EXPRESSÃO ESCRITA, CAPACIDADE ARGUMENTATIVA E BOA ORATÓRIA DURANTE A GRADUAÇÃO, FATO ATRELADO, POSSIVELMENTE, À PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, COMO ESTÁGIOS E BOLSAS. A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS SE DESTACA DENTRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO PREFERIDAS PELOS ALUNOS POR POSSIBILITAREM AO ESTUDANTE A OBSERVAÇÃO DE UM FENÔMENO TEÓRICO. COM O PERFIL DO ALUNO GERADO, O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELAS DISCIPLINAS PÔDE DESENVOLVER O PLANO DE ENSINO GUIADO PELAS DEMANDAS DE APERFEIÇOAMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES.