A SOCIEDADE TEM SOFRIDO INÚMERAS CONSEQUÊNCIAS EM VISTA DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS: FALTA DE ÁGUA, REDUÇÃO DA BIODIVERSIDADE, DOENÇAS E PERDA DA QUALIDADE DO SOLO. NA RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA OBSERVA-SE POUCA PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE. ESTE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE “SOLO”, NUMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, PROMOVENDO UMA SENSIBILIZAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DESSE RECURSO NATURAL NA CIDADE DE CHAPADINHA-MA. FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES PRÁTICO-EDUCATIVAS E UTILIZADOS DESENHOS PARA DIAGNOSTICAR OS PROBLEMAS QUE AFETAM OS SOLOS E ORIENTAR ATITUDES, CONTRIBUINDO PARA A VALORIZAÇÃO DESSE RECURSO NATURAL. FORAM REALIZADAS ANÁLISES DAS REPRESENTAÇÕES PRESENTES NOS DESENHOS E OS RESULTADOS DISCUTIDOS A LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE PERCEPÇÃO AMBIENTAL. A ANÁLISE DOS DESENHOS REVELOU QUE OS ALUNOS APRESENTAM UMA VISÃO NATURALÍSTICA SOBRE MEIO AMBIENTE, A MAIORIA DAS REPRESENTAÇÕES FORAM DE ELEMENTOS NATURAIS, COM A PRESENÇA HUMANA EM POUCOS DESENHOS, AO MESMO TEMPO APONTAM O DESMATAMENTO, POLUIÇÃO, QUEIMADAS E LIXO COMO PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE AFETAM O SOLO. PORTANTO, A PARTIR DE UMA DIALÉTICA ENTRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A CONSTRUÇÃO DO REAL, OS ALUNOS PRODUZIRAM CONCEITOS A PARTIR DA REALIDADE SOCIAL NA QUAL ESTÃO INSERIDOS, PERCEBENDO O AMBIENTE COMO UM SISTEMA COMPLEXO A PARTIR DAS RELAÇÕES SOCIEDADE E NATUREZA.