COGITA-SE A HIPÓTESE DE QUE O TRABALHO DOCENTE COM OS CONCEITOS CIENTÍFICOS POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DOS ESTUDANTES. DESSE MODO, O PROBLEMA ESTÁ ENVOLTO NA SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DA CATEGORIA TRABALHO? PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO, CONSTITUI-SE A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO, COM O INTUITO DE PERCEBER A CONCEPÇÃO INICIAL E FINAL DA CATEGORIA TRABALHO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR ENTRE OS ESTUDANTES, SABENDO QUE ESSA TEMÁTICA FAZ PARTE DOS CONTEÚDOS DE DIFERENTES ANOS ESCOLARES EM DIFERENTES DISCIPLINAS. PARA TANTO, A PESQUISA CONTOU COM A COLABORAÇÃO DE 49 PARTICIPANTES, SENDO 27 ESTUDANTES DO 6º ANO ESCOLAR E 22 DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO. A PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA COM TRATAMENTO DE DADOS BUSCOU COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOS ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA CATEGORIA TRABALHO PARA SUBSEQUENTEMENTE APONTAR POSSÍVEIS DESENVOLVIMENTOS NOS CONCEITOS APREENDIDOS PELOS ESTUDANTES DURANTE ESSE PERÍODO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. PARA A ANÁLISE DOS DADOS A PESQUISA UTILIZOU OS ESTUDOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO CIENTÍFICO DE TRABALHO PELOS ESTUDANTES AO OBSERVAR NAS SUAS RESPOSTAS TERMOS ESSENCIAIS PRESENTES NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DADO QUE DEMONSTRA UMA DEFINIÇÃO ATRELADA À TRANSFORMAÇÃO DO SER HUMANO PELA ATIVIDADE, NO SENTIDO DE DESENVOLVIMENTO PERANTE AS NECESSIDADES DIANTE DA NATUREZA E DO OBJETO.