NOSSA PESQUISA SURGIU DIANTE DA OBSERVAÇÃO DE UM CONSIDERÁVEL ATRASO NA CONCLUSÃO DO CURSO POR MUITOS DISCENTES, JUSTIFICADO PRINCIPALMENTE PELA DIFICULDADE NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC, NO CURSO DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO -UFPE, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA. COM ISSO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO A 27 DISCENTES CONCLUINTES QUE APRESENTARAM O TRABALHO NO SEMESTRE DE 2019.1. ASSUMIMOS COMO CAMINHO METODOLÓGICO A ABORDAGEM QUALITATIVA. DENTRE OS RESULTADOS, OS DISCENTES DESCREVEM A IMPORTÂNCIA DA PROXIMIDADE COM O ORIENTADOR, ADMIRADOS POR SUAS POSTURAS NAS AULAS MINISTRADAS E/OU PELO INTERESSE EM RELAÇÃO À LINHA DE PESQUISA. OUTRO FATOR APRESENTADO, FOI QUE MESMO HAVENDO UM RECORRENTE SENTIMENTO NEGATIVO EM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO, AS PRINCIPAIS DIFICULDADES FORAM PAUTADAS NA ESTRUTURAÇÃO DESSE, A FALTA DO HÁBITO DE LER E ESCREVER E PRINCIPALMENTE A ESCOLHA E MUDANÇA DO TEMA PESQUISADO FORAM FATORES PROBLEMATIZADORES.