A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO É DIRECIONADA À ANÁLISE DA INTERTEXTUALIDADE JUNTO ÀS LETRAS DE CANÇÕES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (DORAVANTE MPB), CUJAS TEORIAS QUE SUSTENTAM ESTA PESQUISA SÃO ORIUNDAS DOS ESTUDOS DE MARCUSCHI (2008), BAKHTIN (1990; 2000), SANT’ANNA (1985), MAINGUENEAU (1984), KOCH (1997), KOCH E ELIAS (2006), PLATÃO E FIORIN (2000) E JEANDOT (1997). CONSIDERANDO-SE O VALOR LINGUÍSTICO-DISCURSIVO EXISTENTE NA INTERTEXTUALIDADE, O MATERIAL UTILIZADO VALE-SE DA ANÁLISE DE TEXTOS DE LETRAS DE CANÇÕES CONSAGRADAS DA MPB QUE FORAM COLETADAS DE DISCOS DO SÉCULO XX, COM UM ELEVADO VALOR COMUNICATIVO. CUJOS DISCURSOS EXISTENTES NELAS PRESSUPÕEM A CITAÇÃO IMPLÍCITA E O RESGATE DO UNIVERSO CULTURAL, SEMÂNTICO E LINGUÍSTICO DO LEITOR/OUVINTE, SOBRETUDO, PARA A COMPREENSÃO GLOBAL DOS TEXTOS A PARTIR DESSE DIÁLOGO CONSTANTE ENTRE OS MESMOS.