A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE O TEMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMPÕE O CAMPO TEÓRICO DA DIDÁTICA, ENTENDE-SE QUE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS PODEM REVELAR CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS, POLÍTICAS, PEDAGÓGICAS E ÉTICAS DO TRABALHO DOCENTE. DESTACANDO-SE, POIS, ASPECTOS SIGNIFICATIVOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BUSCA-SE AGREGAR NESTE TRABALHO A TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE QUAIS FUNDAMENTOS TÊM SUBSIDIADO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, A FIM DE TENTAR EXPLICAR CASOS DE SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR. PARA TANTO, APRESENTA PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS QUE DISCORREM A RESPEITO DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO (MAGALHÃES, 2007A), OBJETIVANDO ENTENDER E ESCLARECER AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PARADIGMA DE PESQUISA PARA A TEMÁTICA PROBLEMATIZADORA DE PRÁTICAS AVALIATIVAS. A CONCLUSÃO É A DE QUE, COM A AJUDA DA PESQUISA COLABORATIVA (MAGALHÃES, 2007A), POSSAMOS PASSAR A COMPREENDER QUE PRÁTICAS SISTEMATIZADAS DE AVALIAÇÃO SÃO QUASE INEXISTENTES, E AQUELAS QUE SÃO EXPLICITADAS FUNDAMENTAM-SE, AINDA, EM UM MODELO DE AVALIAÇÃO AUTORITÁRIO E CLASSIFICATÓRIO QUE NÃO TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DAS CRIANÇAS.