OS FATORES CULTURAIS, ECONÔMICOS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ESTÃO REDEFININDO O MERCADO, QUE PASSA POR UMA NOVA ERA DO CONSUMO. ASSIM, A INTERNET É UMA PODEROSA FERRAMENTA FACILITADORA NA COMUNICAÇÃO GLOBAL. OBJETIVOU-SE COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS E O PERFIL DO CONSUMIDOR BRASILEIRO NO FACEBOOK, BUSCANDO UM MELHOR ENTENDIMENTO DOS TRAÇOS COMPORTAMENTAIS NAS SUAS COMPRAS ONLINE, E DELINEAR O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, IDENTIFICAR DIFERENTES SEGMENTOS DE CONSUMIDORES NAS COMPRAS ONLINE E NO USO DO FACEBOOK E IDENTIFICAR QUAIS VARIÁVEIS INFLUENCIAM NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. UTILIZOU-SE DE PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA, ENVOLVENDO AS PESQUISAS EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA. COLETOU-SE OS DADOS A PARTIR DOS 366 QUESTIONÁRIOS OBTIDOS ATRAVÉS DO FACEBOOK, ENTRE OS DIAS 29 DE NOVEMBRO DE 2013 A 25 DE JANEIRO DE 2014. OS QUESTIONÁRIOS TINHAM 24 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA. A PESQUISA DEMONSTROU QUE, 56,8% ERAM DO GÊNERO FEMININO E 43,2% DO GÊNERO MASCULINO E A FAIXA ETÁRIA MAIS ATIVA FOI A DE 23 A 27 ANOS (24,59%). 73,5% FORAM DE PESSOAS QUE ESTAVAM TRABALHANDO ENQUANTO 33,6% ESTAVAM FAZENDO ALGUM CURSO SUPERIOR. 63,9% NÃO COMPRAM INFLUENCIADOS PELO FACEBOOK E ENTRE OS QUE COMPRAM GASTAM EM TORNO DE R$ 200,00. APÓS O LEVANTAMENTO E CORRELAÇÃO DAS VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS E COMPORTAMENTAIS DO ESTUDO EM QUESTÃO, CONCLUI-SE QUE O CONSUMIDOR ONLINE BRASILEIRO AINDA NÃO POTENCIALIZA O USO DO FACEBOOK NAS SUAS COMPRAS ONLINE, OU SEJA, APESAR DA GRANDE EVOLUÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO MUNDO, NO BRASIL ESSAS PLATAFORMAS AINDA CONTINUAM SENDO UTILIZADAS PREDOMINANTEMENTE PARA RELACIONAMENTOS PESSOAIS.