ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO REVELAR AS CONTRADIÇÕES PRESENTES NA OFERTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR, TENDO COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO O DOCUMENTO “ANÁLISE SOBRE A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS 2003 A 2012”, COM DESTAQUE OS PROGRAMAS: PROUNI E REUNI, ALÉM DE ALGUMAS DIRETRIZES E METAS DAS PRINCIPAIS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS DURANTE O GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003-2011), PASSANDO PELA GESTÃO DE DILMA ROUSSEFF (2011-2016) ATÉ O GOVERNO TEMER (2016-2018). PARA ISSO REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, EM QUE UTILIZAMOS COMO BASE OS ESTUDOS DE SAVIANI (2008), FRIGOTTO (2010) E DIÓGENES (2014). A PROBLEMÁTICA CENTRAL REFERE-SE A: QUAIS HORIZONTES SE COLOCAM COMO POSSIBILIDADE DE REVERTER O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, MAIS ESPECIFICAMENTE DO ENSINO SUPERIOR? VISTO QUE, CONSIDERAMOS IMPORTANTE DESVELAR AS CONTRADIÇÕES IMPLICADAS NO PROCESSO DE OFERTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS, FORTALECENDO A IMPORTÂNCIA DE MAIOR PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA DEFESA DO ENSINO SUPERIOR, PÚBLICO, GRATUITO E DE QUALIDADE PARA TODOS.