O QUE SE PRETENDEU COM ESTE TRABALHO FOI ANALISAR A PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA, DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA (PCLP/SE-JF), DESDE A SUA FORMULAÇÃO ATÉ SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS, UTILIZANDO O VIÉS TEÓRICO DA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS, FORMULADA NA DÉCADA DE 1990, POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, PESQUISADORES INGLESES DA ÁREA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CUJOS TRABALHOS FORAM MARCADOS PELA INFLUÊNCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE BASIL BERNSTEIN. AO TRATARMOS DA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS, DEVEMOS ESTAR CIENTES DE QUE ESTA NÃO SE TRATA DE UMA DESCRIÇÃO DA POLÍTICA ADOTADA, MAS, SIM DE UM MÉTODO DINÂMICO E FLEXÍVEL, QUE NOS POSSIBILITA PENSAR E ANALISAR COMO TAIS POLÍTICAS SÃO ELABORADAS E (RE) INTERPRETADAS PELOS PROFISSIONAIS QUE AS UTILIZAM. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PRIMEIRAMENTE APRESENTAR OS FATORES E/OU ASPECTOS QUE INFLUENCIARAM DIRETA E/OU INDIRETAMENTE A ELABORAÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA CURRICULAR PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JF. EM SEGUIDA, EXPOR DE FORMA RELACIONAL O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DESSE DOCUMENTO, CONSIDERANDO SUA INTERLIGAÇÃO COM O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA. AO FINAL, APRESENTAR OS ASPECTOS QUE CONSTITUÍRAM O CONTEXTO DA PRÁTICA, ESPAÇO ONDE SE FOCALIZA A FIGURA DO PROFESSOR COMO AGENTE CURRICULAR, ANALISANDO TAMBÉM A RELAÇÃO DESSA PRÁTICA CURRICULAR COM OS CONTEXTOS DE INFLUÊNCIA E DE PRODUÇÃO, UMA VEZ QUE A PCLP/SE-JF SE CONFIGUROU EM UM PROCESSO CONTÍNUO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA.