O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM UMA PROFESSORA DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE SOBRE SUA EXPERIÊNCIA COM ESCRITA COLABORATIVA EM UM PROCESSO FORMATIVO E DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. O ARTIGO TRATA DE QUESTÕES COMO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E SOBRE SEUS IMPACTOS NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, BUSCANDO ANALISAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PROCESSO FORMATIVO. A PESQUISA TEVE CUNHO QUALITATIVO E BUSCOU APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DESTA PROFESSORA NO PROJETO TIME DE AUTORES DA ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA E FUNDAÇÃO LEMANN, NO QUAL FORAM PRODUZIDOS MILHARES DE PLANOS DE AULA DOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES. A EXPERIÊNCIA RELATADA NESTE ARTIGO CONTEMPLA A PARTICIPAÇÃO DA PROFESSORA PESQUISADA NO TIME DE AUTORES DE HISTÓRIA. POR FIM APRESENTA-SE A ESCRITA COLABORATIVA COMO POSSIBILIDADE PARA A SUPERAÇÃO DE ALGUNS DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NAS FORMAÇÕES CONTINUADAS.