ESTE TRABALHO APRESENTA COMO OCORREU O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC E MAIS ESPECIFICAMENTE NO QUE CONCERNE À COMISSÃO DE ESPECIALISTAS E AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS QUE FORAM REALIZADAS NESSE PERCURSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO, TENDO COMO FOCO O AJUSTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ATENDER AS DEMANDAS DO NEOLIBERALISMO. PARA ISSO, O ESTUDO BASEIA-SE NA ANÁLISE QUALITATIVA E DOCUMENTAL, UTILIZANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE MACEDO (2014), PITKIN (2004), SANTOMÉ (2003), CHAUÍ (2012), LÜCHMANN (2007), DENTRE OUTROS. ADEMAIS, COMPREENDE-SE QUE A BUSCA PARA LEGITIMAR A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA BNCC ATRAVÉS DA AMPLA PARTICIPAÇÃO E COM O DISCURSO DE QUE O DOCUMENTO REPRESENTA A DIVERSIDADE BRASILEIRA, EM SUMA, ESCONDE OS SEUS REAIS OBJETIVOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA, QUE ESTÃO VOLTADOS AS DEMANDAS DOS AGENTES PRIVADOS, VISANDO A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO QUE CONTEMPLE AS NECESSIDADES IMPOSTAS PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E DO ESTADO NEOLIBERAL.