ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RETRATAR E ANALISAR A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ALUNOS COTISTAS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS SANTA CRUZ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN. DESDE 2012 A INSTITUIÇÃO OFERECE 40 VAGAS ANUAIS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO SEMESTRE, O ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL SEMPRE RESERVOU 50% (CINQUENTA POR CENTO) DE SUAS VAGAS PARA ALUNOS PROVENIENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS, NESTE SENTIDO, APÓS A PRIMEIRA TURMA FOI PROMULGADA A LEI Nº 12.711/12 GARANTINDO A INCLUSÃO SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA. A METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL UTILIZADA NO TEXTO ESTÁ INSERIDA NO CAMPO DOS ESTUDOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, NO MOMENTO DE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E ÀS APRECIAÇÕES DESTES. COMO RESULTADO DA ANÁLISE VERIFICA-SE QUE A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DAS TURMAS DE 2013 A 2018 DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS SANTA CRUZ DO IFRN POSSUEM O MESMO NÚMERO DE ALUNOS, SEJAM OS 43 ALUNOS COTISTAS E OS 43 DISCENTES DA SELEÇÃO GERAL. RESSALTA-SE QUE COMO POLÍTICA PÚBLICA, ESTA DEVE SER AVALIADA, ASSIM COMO, GARANTIR O ACESSO É UM FATOR IMPORTANTE, É NECESSÁRIA A AÇÃO DE OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONCOMITANTES PARA ASSEVERAR A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ESTUDANTES ADVINDOS DA ‘LEI DAS COTAS’.