A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DA SAÚDE ATUALMENTE QUESTIONA OS TRADICIONAIS PARADIGMAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO LINEARES E VERTICALIZADOS, APOSTANDO EM NOVAS ABORDAGENS QUE POSSIBILITAM VISUALIZAR O SER HUMANO DE MANEIRA MAIS HOLÍSTICA, COM SENTIMENTOS, VONTADES, DESEJOS E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS PRÓPRIAS E DIFERENCIADAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. OS PARTICIPANTES FORAM DOCENTES DA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA COM EXPERIÊNCIA DE MAGISTÉRIO IGUAL OU MAIOR HÁ CINCO ANOS NO CURSO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. ADOTOU-SE A MODALIDADE DA ANÁLISE TEMÁTICA PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. OS DOCENTES REVELARAM O CUIDADO EM AVALIAR O CONHECIMENTO, AS HABILIDADES E PRINCIPALMENTE, AS SUAS ATITUDES FRENTE AO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO, OBSERVANDO ASPECTOS ÉTICOS E DE HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO. PERCEBE-SE A PREOCUPAÇÃO DOS PROFESSORES NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PELOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE, COM FOCO NOS CUIDADOS INTEGRAIS AO PACIENTE, ATENDENDO AOS PRINCÍPIOS DAS DCN E DO SUS. DIANTE DO RESULTADO INSATISFATÓRIO DO ALUNO, O PROFESSOR, CIENTE DA SUA RESPONSABILIDADE, TRANSPARECE FRUSTAÇÃO E IMPOTÊNCIA.