PERCEPÇÕES DE GÊNERO DAS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
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A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CARÁTER E ABORDAGEM QUALITATIVOS, COM BASE EM ENTREVISTA COMO ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS QUE FORAM ANALISADOS, POR MEIO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD) PROPOSTA POR MORAES E GALIAZZI (2007, 2016). DEPREENDEMOS QUE AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS JÁ PASSARAM POR ALGUMA SITUAÇÃO EM QUE SOFRERAM DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO DE GÊNERO PELOS PARES, ALUNOS OU SUPERIORES. CONSTATAMOS AINDA QUE, CONFORME A PERCEPÇÃO DAS ENTREVISTADAS, SÃO POUCAS AS MULHERES QUE POSSUEM CARGOS DE ALTA HIERARQUIA NO IFRN. CONCLUÍMOS ESSE TRABALHO APONTANDO A URGENTE NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PAUTADAS NA EQUIDADE ENTRE OS GÊNEROS NÃO SÓ NA ÁREA DE QUÍMICA, FOCO DESTA PESQUISA, MAS EM TODAS AS ÁREAS." 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