O RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO É UM FATOR IMPORTANTE NO QUE TANGE AO PROCESSO EDUCATIVO, TENDO EM VISTA QUE AS INTERAÇÕES ESTABELECIDAS EM SALA DE AULA PODEM CONTRIBUIR NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM. A PARTIR DESTA CONSIDERAÇÃO SOBRE AS INTERAÇÕES, QUESTIONA-SE SE HÁ UM TIPO DE RELAÇÃO QUE POSSA FAVORECER MELHORES RESULTADOS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS TIPOS DE RELAÇÃO EXISTENTES ENTRE PROFESSOR-ALUNO, SEUS IMPACTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E POSSÍVEIS RESULTADOS POSITIVOS OU NEGATIVOS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM VIABILIZADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, E OBSERVAÇÕES DO PESQUISADOR NA SALA DE AULA, DE MODO A TRAZER RESPOSTAS A ESTE ESTUDO. PARTICIPARAM DA PESQUISA 34 ALUNOS DO 3°ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SALINAS - MG E O PROFESSOR DE BIOLOGIA DESTA TURMA, DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018. OS DADOS OBTIDOS APONTAM QUE TANTO PROFESSOR QUANTO ALUNO VALORIZAM UMA BOA COMUNICAÇÃO E UM BOM RELACIONAMENTO NA SALA DE AULA, E AINDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA JUNTO AOS MATERIAIS, MÉTODOS E FORMAÇÃO TÉCNICA. PORTANTO, AS INTERAÇÕES AFETIVAS E DIALÓGICAS NA SALA DE AULA FAVORECEM A APRENDIZAGEM, A DINÂMICA DO ENSINAR E DO APRENDER.