EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA ERA DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE AS FANFICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA CRÍTICA E DE ESCRITA CRIATIVA NO ENSINO MÉDIO
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 65375 "edicao_id" => 127 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 8128 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA ERA DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE AS FANFICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA CRÍTICA E DE ESCRITA CRIATIVA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ A EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O PENSAMENTO CRÍTICO E AUTÔNOMO DO INDIVÍDUO É O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA\r\n A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS. NESTE ARTIGO, ESSA TEORIA É ESTUDADA À LUZ DOS ENSINAMENTOS DE ADORNO\r\n (2003) E É ASSOCIADA ÀS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS ADVINDAS DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, EM\r\n ESPECIAL, A PRODUÇÃO E O CONSUMO DO GÊNERO DIGITAL FANFICTIONS, COM BASE NOS ESTUDOS DE VARGAS\r\n (2015), JENKINS (2009) E BLACK (2006), NUMA PERSPECTIVA DE MULTILETRAMENTOS PROPOSTA POR ROJO E\r\n MOURA (2012), E PELO NEW LONDON GROUP (1996), VISANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CALCADA NA\r\n AUTONOMIA DE PENSAMENTO E CRITICIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DA LEITURA CRÍTICA E DA ESCRITA CRIATIVA\r\n PROPICIADA NESSES ESPAÇOS VIRTUAIS. A PESQUISA APRESENTA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO\r\n DO USO DAS FANFICTIONS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA PRÁTICA DE LEITURA E DE ESCRITA CRÍTICA E\r\n EMANCIPATÓRIA. METODOLOGICAMENTE, CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E\r\n PARTICIPANTE. OS DADOS NECESSÁRIOS À ANÁLISE DO OBJETO ADVÊM DE QUESTIONÁRIOS SEMIABERTOS E DA\r\n PESQUISA PARTICIPANTE, QUE CONSISTE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM USO DAS\r\n FANFICTIONS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA/PB. A PESQUISA PERMITE CONCLUIR QUE O USO\r\n PEDAGÓGICO DAS FANFICTIONS PROPORCIONA UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO, DE CRIATIVIDADE E DE AUTONOMIA DE\r\n PENSAMENTO AOS ALUNOS, POSSIBILITANDO-LHES DESENVOLVER, POR MEIO DA RELAÇÃO SINÉRGICA ENTRE ESCOLA E\r\n TECNOLOGIA, EXPERIÊNCIAS REAIS DE USO PRODUTIVO E COLETIVO DA LINGUAGEM QUE CORROBORAM PARA SUA\r\n EMANCIPAÇÃO.\r\n """ "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, TECNOLOGIA, FANFICTIONS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID8128_07082019165626.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:45:49" "updated_at" => "2020-06-19 11:01:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MEIRYLANE LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MEIRYLANE LOPES" "autor_email" => "meirylane_lopes@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conedu---vol-3" "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 3" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e910e462_29062020172657.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 65375 "edicao_id" => 127 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 8128 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA ERA DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE AS FANFICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA CRÍTICA E DE ESCRITA CRIATIVA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ A EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O PENSAMENTO CRÍTICO E AUTÔNOMO DO INDIVÍDUO É O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA\r\n A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS. NESTE ARTIGO, ESSA TEORIA É ESTUDADA À LUZ DOS ENSINAMENTOS DE ADORNO\r\n (2003) E É ASSOCIADA ÀS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS ADVINDAS DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, EM\r\n ESPECIAL, A PRODUÇÃO E O CONSUMO DO GÊNERO DIGITAL FANFICTIONS, COM BASE NOS ESTUDOS DE VARGAS\r\n (2015), JENKINS (2009) E BLACK (2006), NUMA PERSPECTIVA DE MULTILETRAMENTOS PROPOSTA POR ROJO E\r\n MOURA (2012), E PELO NEW LONDON GROUP (1996), VISANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CALCADA NA\r\n AUTONOMIA DE PENSAMENTO E CRITICIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DA LEITURA CRÍTICA E DA ESCRITA CRIATIVA\r\n PROPICIADA NESSES ESPAÇOS VIRTUAIS. A PESQUISA APRESENTA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO\r\n DO USO DAS FANFICTIONS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA PRÁTICA DE LEITURA E DE ESCRITA CRÍTICA E\r\n EMANCIPATÓRIA. METODOLOGICAMENTE, CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E\r\n PARTICIPANTE. OS DADOS NECESSÁRIOS À ANÁLISE DO OBJETO ADVÊM DE QUESTIONÁRIOS SEMIABERTOS E DA\r\n PESQUISA PARTICIPANTE, QUE CONSISTE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM USO DAS\r\n FANFICTIONS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA/PB. A PESQUISA PERMITE CONCLUIR QUE O USO\r\n PEDAGÓGICO DAS FANFICTIONS PROPORCIONA UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO, DE CRIATIVIDADE E DE AUTONOMIA DE\r\n PENSAMENTO AOS ALUNOS, POSSIBILITANDO-LHES DESENVOLVER, POR MEIO DA RELAÇÃO SINÉRGICA ENTRE ESCOLA E\r\n TECNOLOGIA, EXPERIÊNCIAS REAIS DE USO PRODUTIVO E COLETIVO DA LINGUAGEM QUE CORROBORAM PARA SUA\r\n EMANCIPAÇÃO.\r\n """ "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, TECNOLOGIA, FANFICTIONS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID8128_07082019165626.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:45:49" "updated_at" => "2020-06-19 11:01:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MEIRYLANE LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MEIRYLANE LOPES" "autor_email" => "meirylane_lopes@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conedu---vol-3" "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 3" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e910e462_29062020172657.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 127 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conedu---vol-3" "nome" => "VI CONEDU - Vol 3" "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação." "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook3" "logo" => null "capa" => "5efa4e910e462_29062020172657.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-10-24" "final_evento" => "2019-10-26" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-12 14:42:08" "updated_at" => "2022-02-23 11:07:09" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 127 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conedu---vol-3" "nome" => "VI CONEDU - Vol 3" "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação." "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook3" "logo" => null "capa" => "5efa4e910e462_29062020172657.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-10-24" "final_evento" => "2019-10-26" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-12 14:42:08" "updated_at" => "2022-02-23 11:07:09" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 56 "edicao_id" => 127 "codigo" => "978-65-86901-08-5" "capa" => "5ef5f3d8b968f_26062020101048.jpg" "titulo" => "VI CONEDU - Vol 3" "prefacio" => """ <strong>Avaliação: Processos e Políticas<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publicação aproxime as produções de profissionais de diferentes instituições do país e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n Coordenadora do Congresso Nacional de Educação</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Paula Almeida de Castro" "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Laércia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "5ef635a671579_26062020145134.pdf" "arquivo" => "010720201152_E-BOOK-3--VI-CONEDU.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:07:09" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 56 "edicao_id" => 127 "codigo" => "978-65-86901-08-5" "capa" => "5ef5f3d8b968f_26062020101048.jpg" "titulo" => "VI CONEDU - Vol 3" "prefacio" => """ <strong>Avaliação: Processos e Políticas<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publicação aproxime as produções de profissionais de diferentes instituições do país e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n Coordenadora do Congresso Nacional de Educação</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Paula Almeida de Castro" "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Laércia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "5ef635a671579_26062020145134.pdf" "arquivo" => "010720201152_E-BOOK-3--VI-CONEDU.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:07:09" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }