CONSIDERANDO OS AVANÇOS DA ATUAL SOCIEDADE NAS ESFERAS CIENTÍFICA, SOCIAL E TECNOLÓGICA, SE OBSERVA UMA CRESCENTE DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO POR INDIVÍDUOS QUE TENHAM ATITUDE, POSTURA CRÍTICA E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. EM CONSONÂNCIA COM ESTA TENDÊNCIA, AS PESQUISAS REALIZADAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESTÃO CADA VEZ MAIS DIRECIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, COMO FORMA DE ACOMPANHAR AS EXIGÊNCIAS DA ERA DA INFORMAÇÃO E DE SUPERAR O ENSINO PAUTADO NA SIMPLES OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO. TENDO ISSO EM VISTA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PAUTADA NO MÉTODO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) SOBRE O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES METÁLICAS, CUJA APLICAÇÃO SE DEU NUMA TURMA DE 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM APICULTURA DO IFRN - CAMPUS PAU DOS FERROS. ESTA AÇÃO FOI DESENVOLVIDA NA ETAPA DE IMERSÃO ESCOLAR E REGÊNCIA DE CLASSE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP JUNTO AO ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO III DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN – CAMPUS PAU DOS FERROS. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ADOTADA NESTA PROPOSTA SEGUIU AS ETAPAS DA ABP, QUE CORRESPONDEM À LEITURA E DISCUSSÃO COLETIVA DE UM PROBLEMA INICIAL, LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, TESTES EXPERIMENTAIS, SÍNTESE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS OCORREU DE FORMA CONTÍNUA AO LONGO DO TRABALHO, CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NA ABP. OS RESULTADOS FORAM CONSIDERADOS SATISFATÓRIOS EM VIRTUDE DO EXPRESSIVO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DURANTE TODO O PROCESSO, DEMONSTRANDO CURIOSIDADE E MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROBLEMA.