A EFICÁCIA DE UM SETOR DE TRABALHO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À CAPACIDADE DE PLANEJAR E DESENVOLVER AÇÕES PARA SATISFAZER AS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES. NO ENTANTO, SITUAÇÕES DE RISCO À SAÚDE E À SEGURANÇA DOS COLABORADORES ESTÃO SEMPRE PRESENTES NOS SETORES PRODUTIVOS. CONDIÇÕES SIMILARES ACONTECEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA. PARA MINIMIZAR ESTES PROBLEMAS, SÃO NECESSÁRIAS MEDIDAS PREVENTIVAS QUE SE ANTECIPEM À OCORRÊNCIA DE ACIDENTES. A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DETERMINA MÉTODOS QUE DEVEM SER CUMPRIDOS PELOS EMPREGADORES, VISANDO À GARANTIA DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. DENTRE ESSES MÉTODOS, ESTÃO OS MAPAS DE RISCOS QUE TRAZEM INFORMAÇÕES SOBRE A PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE RISCOS DE ACIDENTES AOS QUAIS OS COLABORADOS PODEM ESTAR SUJEITOS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS RISCOS AMBIENTAIS E OCUPACIONAIS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. A METODOLOGIA ADOTADA TEM CARÁTER QUALITATIVO E SEMIQUANTITATIVO . A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES IN LOCO, FOI ELABORADA UMA PLANTA BAIXA DO LABORATÓRIO, IDENTIFICANDO TODOS OS RISCOS OCUPACIONAIS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES DESEMPENHADAS. O MAPA DE RISCO FOI CONSTRUÍDO IDENTIFICANDO COM CORES CARACTERÍSTICAS E CÍRCULOS DE AMPLITUDES PROPORCIONAIS A CADA RISCO VERIFICADO. ALÉM DA EXPOSIÇÃO DA CONSTRUÇÃO GRÁFICA DE RISCOS, PÔDE-SE OBSERVAR QUE SE FAZ NECESSÁRIA A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO QUE INCLUA RECOMENDAÇÕES QUE DEVEM SER SEGUIDAS PELOS FREQUENTADORES EM SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, DE PESQUISAS, ENTRE OUTRAS. POR FIM, RESTA EVIDENTE QUE OS MAPAS DE RISCOS PARA OS LABORATÓRIOS PODEM EVITAR ACIDENTES E PROPICIAR UM AMBIENTE MAIS SEGURO E CONFORTÁVEL.