OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM, BEM COMO OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, EXIGEM UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA MODERNA. NESSE CONTEXTO, O ALUNO É DESAFIADO A APRENDER ASSUMINDO O PAPEL DE PROTAGONISTA. ESTA PESQUISA OBJETIVA INVESTIGAR O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA. O TRABALHO FOI REALIZADO COM SEIS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA – CE. INICIALMENTE, HOUVE O DELINEAMENTO DA PESQUISA, LOGO EM SEGUIDA A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. COM BASE NOS DADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROJETOS DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDOS NA REFERIDA DISCIPLINA E SUAS RESPECTIVAS CONTRIBUIÇÕES QUE CORRESPONDERAM, A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM DE MODO INTEGRAL, SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DO COTIDIANO. COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE CERCA DE 50,0 % DOS DOCENTES AFIRMARAM QUE A PRINCIPAL DIFICULDADE ENFRENTADA É JUSTAMENTE A EXISTÊNCIA DE MUITOS PROJETOS A SEREM REALIZADOS EM POUCO TEMPO. PODEM SER TRABALHADOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR E O TEMA ECOLOGIA É CONSIDERADO O MAIS RELEVANTE A UTILIZAÇÃO DESTA ESTRATÉGIA. AO FINAL, OS PROFESSORES MENCIONARAM QUE A AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM OCORRE PELA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES E AS APRESENTAÇÕES FINAIS, COM BASE NA SIGNIFICÂNCIA PARA A VIDA DO EDUCANDO E ANÁLISE DO PROTAGONISMO. PORTANTO, O ESTUDO MOSTROU QUE OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM SÃO METODOLOGIAS EFICAZES NO ENSINO DE BIOLOGIA, POIS É POSSÍVEL PROPICIAR AULAS ADEQUADAS PARA QUE OS ESTUDANTES SEJAM AGENTES ATIVOS E CONSTRUTORES DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO DESTA FORMA, A APRENDIZAGEM TORNA-SE MAIS ATIVA E SIGNIFICATIVA.