HORTA ESCOLAR É UM TEMA MUITO DIFUNDIDO COMO ESPAÇO DE ESTUDOS EM AULAS DE CIÊNCIAS. A IMPORTÂNCIA DO TEMA EM GERAL ESTÁ RELACIONADA COM OS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM A EXPERIMENTAÇÃO, A OBSERVAÇÃO E AS PRÁTICAS JÁ CONHECIDAS EMPIRICAMENTE PELOS ALUNOS, MAS QUE PRECISAM SE RELACIONAR COM CONCEITOS E REFLEXÕES ACERCA DO QUE SIGNIFICA ESTUDAR UM CONJUNTO DE ASSUNTOS QUE EM CIÊNCIAS MUITAS VEZES SÃO FRAGMENTADOS PELO PROFESSOR NA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL CARACTERIZAR A HORTA ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES EM PRÁTICAS DE CIÊNCIAS. ALÉM DISSO, APRESENTOU COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, IDENTIFICAR A HORTA COMO CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E AINDA CONTEXTUALIZAR A HORTA ENQUANTO LABORATÓRIO VIVO DE PRÁTICAS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA TEVE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, TENDO SIDO UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, A LEITURA DE LIVROS E REVISTAS ESPECIALIZADAS, DEFINIDAS A PARTIR DE BUSCAS QUE TIVERAM COMO REFERÊNCIAS, O USO DE DESCRITORES, COMO “HORTA ESCOLAR”, “PRÁTICAS DE CIÊNCIAS”, “ENSINO DE CIÊNCIAS”, “INTERDISCIPLINARIDADE”, “CIÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE”. O TRABALHO APRESENTA EM CONSIDERAÇÕES FINAIS A AFIRMAÇÃO DE QUE A EXPERIÊNCIA DE FAZER USO DA HORTA DA ESCOLA COMO ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, TRANSFORMA O AMBIENTE ESCOLAR, ESTIMULA NOS ALUNOS O SENSO INVESTIGATIVO, FAVORECE O MAIOR DINAMISMO NAS AULAS, TENDO EM VISTA QUE A EXPERIÊNCIA ESTIMULA NOS ALUNOS, O SURGIMENTO DE IDEIAS, A CONEXÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM SALA COM TEMAS VINCULADOS À SITUAÇÕES EXTRAESCOLARES COTIDIANAS, A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, A EXPOSIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ENFIM, SE CONSTITUI EM EXCELENTE EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR.