HORTA ESCOLAR: ESPAÇO PARA PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM AULAS DE CIÊNCIAS
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A PESQUISA TEVE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, TENDO SIDO UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, A LEITURA DE LIVROS E REVISTAS ESPECIALIZADAS, DEFINIDAS A PARTIR DE BUSCAS QUE TIVERAM COMO REFERÊNCIAS, O USO DE DESCRITORES, COMO “HORTA ESCOLAR”, “PRÁTICAS DE CIÊNCIAS”, “ENSINO DE CIÊNCIAS”, “INTERDISCIPLINARIDADE”, “CIÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE”. O TRABALHO APRESENTA EM CONSIDERAÇÕES FINAIS A AFIRMAÇÃO DE QUE A EXPERIÊNCIA DE FAZER USO DA HORTA DA ESCOLA COMO ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, TRANSFORMA O AMBIENTE ESCOLAR, ESTIMULA NOS ALUNOS O SENSO INVESTIGATIVO, FAVORECE O MAIOR DINAMISMO NAS AULAS, TENDO EM VISTA QUE A EXPERIÊNCIA ESTIMULA NOS ALUNOS, O SURGIMENTO DE IDEIAS, A CONEXÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM SALA COM TEMAS VINCULADOS À SITUAÇÕES EXTRAESCOLARES COTIDIANAS, A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, A EXPOSIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ENFIM, SE CONSTITUI EM EXCELENTE EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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