O CENÁRIO ATUAL TORNOU-SE UM MUNDO INFORMATIZADO, ONDE TODOS OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, ENTRE
OUTROS PASSARAM A UTILIZAR SOFTWARES QUE TEM POR FINALIDADE AGILIZAR, ARMAZENAR E PROTEGER
INFORMAÇÕES. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE CONHECER SE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR
Q-ACADÊMICO ATENDE AS NECESSIDADES EM RELAÇÃO AO ARMAZENAMENTO E INTERAÇÃO ENTRE A PLATAFORMA
MOODLE UTILIZADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA (IFRR) NOS CURSOS OFERTADOS PELA MODALIDADE DE
ENSINO À DISTÂNCIA. LOGO, O SEU OBJETIVO É INVESTIGAR SE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR - Q-ACADÊMICO,
ATENDE AS NECESSIDADES EM RELAÇÃO A ARMAZENAMENTO, MIGRAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE A PLATAFORMA MOODLE
UTILIZADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA (IFRR) DAS INFORMAÇÕES PERTINENTES DOS CURSOS OFERTADOS
PELA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA. A ABORDAGEM ADOTADA FOI A QUALITATIVA, DEVIDO A OBTENÇÃO DAS
INFORMAÇÕES SEREM SUBJETIVAS E ADQUIRIDAS POR MEIO DOS MÉTODOS DE CAMPO SENDO CARACTERIZADO COMO
UM ESTUDO DE CASO E TENDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA UM QUESTIONÁRIO NO FORMATO DE ROTEIRO DE
ENTREVISTA APLICADO NO MÊS DE JANEIRO NO DEAD A UM PROFESSOR EXPERIENTE O QUAL TAMBÉM ATUA COMO
ADMINISTRADOR DO AVA. ACREDITA-SE QUE APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DE SINCRONIZAÇÃO ENTRE OS DOIS
SISTEMAS, OS CURSOS OFERTADOS EM EAD PASSEM A SER VISTOS COM MAIS CREDIBILIDADE E ESSE TIPO DE
MODALIDADE DE ENSINO PASSE A SER VISTO COMO ALGO FUNCIONAL, UMA VEZ QUE PROBLEMAS DE ATRASOS TEM
SIDO PROCASTINADOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO POR ALGUMAS COORDENAÇÕES, ONDE ACREDITA-SE POR PARTE DE
ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO SE DEVA DAR CRÉDITO QUANTO A FORMAÇÃO DOS CURSISTAS.