ATUALMENTE A VIOLÊNCIA É UM PROBLEMA VIVENCIADO EM TODOS OS CONTEXTOS SOCIAIS INCLUSIVE EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS, REFLETINDO EM CONFLITOS E DESAJUSTES COM POSTURAS INADEQUADAS ENTRE SUJEITOS NO PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZADO E DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. NESTA PERSPECTIVA, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS ACERCA DAS VIOLÊNCIAS FÍSICA, PSICOMORAL E SEXUAL EM ESCOLAS BRASILEIRAS. TRATA-SE DE PESQUISA DESCRITIVA DE CORTE TRANSVERSAL COM ABORDAGEM QUANTITATIVA BASEADA EM DADOS DOCUMENTAIS SECUNDÁRIOS ORIUNDOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. A FREQUÊNCIA DOS ATOS VIOLENTOS FOI ANALISADA E DISCUTIDA SOB OS SEGUINTES ASPECTOS: TIPO, ANO, SEXO, FAIXA ETÁRIA, ESCOLARIDADE E REGIÃO. HOUVE 21.600 CASOS DE NOTIFICAÇÃO, COM DESTAQUE PARA VIOLÊNCIA FÍSICA QUE CORRESPONDEU A 62% DESTE TOTAL. NESTES ASPECTOS ANALISADOS OS TRÊS TIPOS DE VIOLÊNCIA (PSICOMORAL, FÍSICA E SEXUAL) SE APRESENTARAM DE MANEIRA SEMELHANTE: TRAJETÓRIA ASCENDENTE, MAIOR ÍNDICE NA REGIÃO SUDESTE, MAIOR OCORRÊNCIA EM VÍTIMAS DO SEXO FEMININO, ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, RAÇA BRANCA E ESCOLARIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL. O PRESENTE ESTUDO CONSTATOU QUE A VIOLÊNCIA EXISTE DE FORMA CRESCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR, SENDO IMPORTANTE OLHAR CRITICAMENTE PARA OS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E PENSAR NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PERMITAM A PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO DESTE FENÔMENO.