A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL É UMA ABORDAGEM QUE COMPREENDE O HOMEM COMO UM SER SOCIAL, EM CONSTANTE MOVIMENTO, FORMADO PELA SUA RELAÇÃO COM O OUTRO E COM OS ELEMENTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS. NA EDUCAÇÃO, OS ESTUDOS DE VIGOTSKI, UM DOS MAIORES NOMES DESSA TEORIA, FICARAM CONHECIDOS PELAS SUAS CONTRIBUIÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM. NO ENTANTO, POUCO SE UTILIZA DA SUA OBRA, PROFUNDA E COMPLEXA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS ESTUDOS SOBRE AS EMOÇÕES E SUA INTEGRAÇÃO COM A COGNIÇÃO. NESTA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, FORAM ANALISADOS 14 TRABALHOS DO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. OS TRABALHOS APRESENTARAM CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO SIGNIFICADO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APRESENTANDO-A COMO UM ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE, DE POTENCIAL TRANSFORMAÇÃO, ALÉM DE TRABALHAR A INTEGRAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS AFETIVOS E COGNITIVOS DOS PROFESSORES. APRESENTAM AINDA A VINCULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA E A HISTORICIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO COMO ASPECTOS CENTRAIS. ESPERA – SE QUE TAIS RESULTADOS IMPULSIONEM NOVAS PESQUISAS E SUBSÍDIOS PARA AÇÕES FORMATIVAS PAUTADAS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.