ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROMOVER UMA DISCUSSÃO ACERCA DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL, AS POLÍTICAS PÚBLICAS ADOTADAS PELOS GOVERNOS, SUA IMPORTÂNCIA PARA AQUELES QUE NÃO CONCLUÍRAM OS ANOS ESCOLARES DE FORMA CONVENCIONAL E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES E ALUNOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO. A EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS E
DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, ARTIGO 205 E A LEI Nº 9.394/96, ARTIGO 2º (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL). TAMBÉM PODEMOS ENCONTRAR NO ART.26 DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS
HUMANOS (1948), QUE TODA PESSOA TEM DIREITO À INSTRUÇÃO. A PESQUISA, QUE ESTÁ FUNDAMENTADA NOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR FREIRE (1996), ARROYO (2005), DENTRE OUTROS PESQUISADORES, É DE NATUREZA QUALITATIVA, CONSISTINDO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE
DADOS UTILIZOU-SE UMA ENTREVISTA COM A GESTORA, UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA, UMA PROFESSORA DE PORTUGUÊS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. COM ESTE ESTUDO, PODE-SE CONCLUIR QUE APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS E PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ESSA MODALIDADE DE ENSINO CONTRIBUI PARA A INCLUSÃO SOCIAL, GARANTINDO O DIREITO À ALFABETIZAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, PERMITINDO QUE OS INDIVÍDUOS SE INTEGREM COM MAIOR COMPETÊNCIA À SOCIEDADE, AUMENTANDO SUAS CHANCES DE EMPREGO NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL.