O OBJETIVO DESTE ESTUDO CONSISTIU EM COMPARAR AS ASSERTIVAS DOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM/SEM A CONTRIBUIÇÃO DO PESQUISADOR NA INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS MATEMÁTICOS, COM VISTAS A VERIFICAÇÃO DE SUA COMPREENSÃO E ÊXITO NOS RESULTADOS. PARA TANTO, FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA PESQUISA QUALITATIVA COM A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO HERMENÊUTICO, E DAS TÉCNICAS DE ENSINO COLETIVO PARA A COLETA DE DADOS E TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA AS DISCUSSÕES DOS RESULTADOS. FORAM ENVOLVIDOS NO ESTUDO TRINTA E CINCO (35) ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE RORAINÓPOLIS-RR NO ANO DE 2018. E, OS RESULTADOS APONTARAM PARA UM ALINHAMENTO AOS DEMAIS ESTUDOS CIENTÍFICOS DO BRASIL. DE ACORDO COM O GRAU DE DIFICULDADE DO ENUNCIADO MATEMÁTICO AUMENTA O NÚMERO DE NÃO ASSERTIVAS DO PROBLEMA. ISTO DEMONSTRA QUE A GRANDE LIMITAÇÃO ESTÁ NA INTERPRETAÇÃO DO ENUNCIADO, SOBRETUDO PORQUE QUANDO APLICADO OS MESMOS ENUNCIADOS COM A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR NA INTERPRETAÇÃO DO MESMO, O NÚMERO DE ASSERTIVAS SE AMPLIARAM SIGNIFICATIVAMENTE. CONCLUI-SE QUE SE TORNA CADA DIA MAIS IMPRESCINDÍVEL A BUSCA POR ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS PARA QUE O ALUNO ESTEJA HABILITADO AO EXERCÍCIO INTERPRETATIVO E COMPREENSIVO DOS ENUNCIADOS MATEMÁTICOS PARA QUE CONSIGA RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS.