ESTE ARTIGO ANALISA A INCLUSÃO PELO MERCADO DE TRABALHO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, A PARTIR DO SETOR DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO DA UNIDADE ESPECIALIZADA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (UEEI) PROFESSORA YOLANDA MARTINS E SILVA, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO QUE ATENDE ESSES ALUNOS. O OBJETIVO É INVESTIGAR COMO OCORRE A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA QUE ELES INGRESSEM NO MERCADO DE TRABALHO. PARA CHEGAR AOS OBJETIVOS PROPOSTOS NESTE ESTUDO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA EXPLORATÓRIA NA QUAL SE APLICOU A TÉCNICA DE COLETA DE DADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E INFORMAÇÕES DO SETOR DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. VERIFICOU-SE, ENTRE OS RESULTADOS DESSE ESTUDO, QUE APESAR DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS, O PROJETO DESENVOLVIDO PELO SETOR DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, TEM SE CONFIGURADO COMO UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO ONDE OS JOVENS TROCAM EXPERIÊNCIAS SOBRE SUAS ANGÚSTIAS NO PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL. VERIFICOU-SE TAMBÉM QUE O SETOR DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL CUMPRE O SEU PAPEL FORMADOR QUANDO DÁ AOS SEUS ALUNOS A OPORTUNIDADE DE ELES ROMPEREM A BARREIRA DA EXCLUSÃO SOCIAL, PELA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.