ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A EXISTÊNCIA DE ALUNOS ANALFABETOS, BEM COMO DISCUTIR O USO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZOU A ENTREVISTA COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS. DE ACORDO COM A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS APLICADAS A TRÊS (PROFESSORAS) E UMA (1) COORDENADORA PEDAGÓGICA À LUZ DE BARDIN (2011), FOI CONSTATADO QUE: EXISTEM ALUNOS ANALFABETOS EM TURMAS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; A AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO – ANA NÃO CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS EFICAZES NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS ANALFABETOS; BEM COMO AS INTERVENÇÕES APRESENTADAS PELA ESCOLA MOSTRAM-SE INEFICAZES PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM SITUAÇÃO DE ANALFABETISMO ESCOLAR. EM SÍNTESE, A PESQUISA PROCUROU DISCUTIR E MOSTRAR POR MEIO DE UM TRABALHO REALIZADO EM CAMPO, A QUESTÃO DO ANALFABETISMO DENTRO DA ESCOLA, A FIM DE CONTRIBUIR PARA QUE ISSO NÃO MAIS SEJA PERMITIDO, QUE OS ALUNOS NÃO CONTINUEM A AVANÇAR AS SÉRIES SEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS E NECESSÁRIOS PARA SUA PROSPECÇÃO ACADÊMICA.