A LEGISLAÇÃO APONTA QUE OS SISTEMAS DE ENSINO DEVEM ASSEGURAR TANTO AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL QUANTO AOS ALUNOS COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS, CURRÍCULOS E ORGANIZAÇÃO ESPECÍFICOS PARA ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES, CONTUDO A AVALIAÇÃO ESCOLAR TEM SEGUIDO PARADIGMAS TEÓRICOS DERIVADOS DA TRADIÇÃO PSICOMÉTRICA, SEGUINDO PADRÕES NORMATIVOS, MESMO PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS ORIENTAR QUANTO A: DETERMINAÇÕES LEGAIS DO ATENDIMENTO DESTES ALUNOS; CARACTERÍSTICAS DE GRUPOS ESPECÍFICOS DE ALUNOS; ELABORAÇÃO E CORREÇÃO DE PROVAS CONSIDERANDO ESTE CONTEXTO. FOI ADOTADO COMO MÉTODO A PESQUISA QUALITATIVA COM BASE NA ANÁLISE DOCUMENTAL, REALIZADA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES DESCRITORES, CONFORME CONVENIÊNCIA, EM DUAS BASES DE DADOS DISTINTAS: SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E US NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (PUBMED). OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS CONSIDERANDO A RELAÇÃO EFETIVA COM A TEMÁTICA PESQUISADA, LEVANDO-SE SOBRETUDO EM CONTA, ALÉM DO TÍTULO E RESUMO DO TRABALHO, A EXISTÊNCIA DE ALGUMA PROPOSTA QUANTO A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES / AVALIAÇÕES PARA O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. FORAM ENCONTRADAS SUGESTÕES DE INSTRUÇÕES BASEADAS EM ESQUEMAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU BASEADAS EM OBJETIVO ÚNICO PARA ALUNOS AUTISTAS, QUESTÕES EXTRAS PARA SUPERDOTADOS, ENUNCIADOS COM RECURSOS COMO NEGRITO OU ITÁLICO PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO, ENTRE OUTROS. NO ENTANTO, A ESCASSEZ DE RESULTADOS REVELA QUE AINDA HÁ MUITO O QUE AVANÇAR TANTO NA CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO QUANTO NAS ESTRATÉGIAS PARA O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.