ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR EMPIRICAMENTE INTERAÇÕES ARGUMENTATIVAS EM UM CONTEXTO ESPONTÂNEO (SALA DE AULA) ENTRE PROFESSOR, ESTAGIÁRIO E ESTUDANTES. FORAM ANALISADAS TRANSCRIÇÕES DE GRAVAÇÕES DE VÍDEO DE AULAS DE HISTÓRIA DE UMA MESMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL (DADOS PERTENCENTES AO NÚCLEO DE PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO - UFPE): DEZ AULAS DO SÉTIMO ANO, DAS QUAIS PARTICIPARAM UMA PROFESSORA, UMA ESTAGIÁRIA E 31 ESTUDANTES; E QUINZE AULAS DO OITAVO ANO, DAS QUAIS PARTICIPARAM UMA ESTAGIÁRIA E UMA PROFESSORA E 28 ESTUDANTES. OS ARGUMENTOS FORAM ANALISADOS COM BASE NA UNIDADE DE ANÁLISE PROPOSTA POR LEITÃO (2000): ARGUMENTO - PONTO DE VISTA E JUSTIFICATIVA - , CONTRA-ARGUMENTO E RESPOSTA. EM SEGUIDA, FORAM ANALISADAS AS DEMANDAS ARGUMENTATIVAS QUE DOCENTES SOLICITAVAM DISCENTES. FORAM OBSERVADAS TRÊS CATEGORIAS DE DISCURSOS GERADORES DE ARGUMENTAÇÃO: DEMANDA DE JUSTIFICATIVA, DEMANDA DE AVALIAÇÃO E DEVOLUÇÃO DE QUESTIONAMENTO, COM DIFERENTES INTENCIONALIDADES E IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. NA DISCUSSÃO EXPLORAM-SE IMPLICAÇÕES DE CADA CATEGORIA, ASSIM COMO POSSIBILIDADES DE USO EM SALA DE AULA.