OLHOS DA DIVERSIDADE:
PLURALIDADE CULTURAL E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
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NESTES TERMOS, O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DO PROJETO OLHOS DA DIVERSIDADE: PLURALIDADE CULTURAL E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, CONSTRUÍDO JUNTO À EEEFM REITOR EDVALDO DO Ó, EM CAMPINA GRANDE – PB. O PROJETO SURGIU COM O OBJETIVO DE REFLETIR A DIVERSIDADE CULTURAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MANEIRA A FAVORECER O CULTIVO DO RESPEITO ENTRE OS SUJEITOS QUE A COMPÕEM, A PARTIR DOS RESULTADOS E DE SUAS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÍMOS ESTE TRABALHO. TENDO COMO LEMA “CONHECER PARA RESPEITAR”, O PROJETO BUSCOU TORNAR OS ALUNOS PROTAGONISTAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E NA PRÁTICA DO RESPEITO. AO FAZEREM USO DOS OLHOS DA DIVERSIDADE, O PROJETO PROPÔS A SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA QUE PERCEBESSEM A MULTIPLICIDADE DE SUJEITOS QUE COMPÕEM A ARTE DAS DIFERENÇAS, UMA AQUARELA DA PLURALIDADE CULTURAL DO BRASIL." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. 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O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. 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