AS PRÁTICAS DO PEDAGOGO NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA JURÍDICA?
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O MÉTODO EXPLORATÓRIO APRESENTOU-SE O MAIS ADEQUADO DIANTE DOS OBJETIVOS DESTA PESQUISA, SOBRETUDO, POR PROPORCIONAR MAIOR PROXIMIDADE COM O OBJETO DE ESTUDO, TORNANDO-O MAIS EXPLÍCITO. DENTRE AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS UTILIZAMOS O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E O QUESTIONÁRIO, ESTE POR SER UM INSTRUMENTO DE GRANDE POTENCIAL PARA ATINGIR AMPLO NÚMERO DE INDIVÍDUOS, AINDA QUE DISPERSOS GEOGRAFICAMENTE, ATRIBUTO DESTA INVESTIGAÇÃO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM OS/AS 37 RESPONDENTES, DE UM TOTAL DE 100 QUE RECEBERAM NOSSO QUESTIONÁRIO VIRTUALMENTE. AS RESPOSTAS OBTIDAS FORAM SUBMETIDAS À ANÁLISE DE CONTEÚDO, ENSEJANDO A FORMAÇÃO DE BLOCOS TEMÁTICOS INTERPRETATIVOS. 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É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. 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