Artigo E-book 3: VI CONEDU

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ISBN: 978-65-86901-08-5

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AS PRÁTICAS DO PEDAGOGO NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA JURÍDICA?

Palavra-chaves: PEDAGOGIA JURÍDICA, PEDAGOGO JURÍDICO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , E-book GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO, DERIVADO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, OBJETIVOU COMPREENDER AS PRÁTICAS DE PEDAGOGOS ATUANTES NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS, QUESTIONANDO-OS SOBRE COMO REPRESENTAM TAIS PRÁTICAS EM FACE DA SUPOSTA EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA DITA JURÍDICA. O MÉTODO EXPLORATÓRIO APRESENTOU-SE O MAIS ADEQUADO DIANTE DOS OBJETIVOS DESTA PESQUISA, SOBRETUDO, POR PROPORCIONAR MAIOR PROXIMIDADE COM O OBJETO DE ESTUDO, TORNANDO-O MAIS EXPLÍCITO. DENTRE AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS UTILIZAMOS O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E O QUESTIONÁRIO, ESTE POR SER UM INSTRUMENTO DE GRANDE POTENCIAL PARA ATINGIR AMPLO NÚMERO DE INDIVÍDUOS, AINDA QUE DISPERSOS GEOGRAFICAMENTE, ATRIBUTO DESTA INVESTIGAÇÃO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM OS/AS 37 RESPONDENTES, DE UM TOTAL DE 100 QUE RECEBERAM NOSSO QUESTIONÁRIO VIRTUALMENTE. AS RESPOSTAS OBTIDAS FORAM SUBMETIDAS À ANÁLISE DE CONTEÚDO, ENSEJANDO A FORMAÇÃO DE BLOCOS TEMÁTICOS INTERPRETATIVOS. A HIPÓTESE DE QUE TAIS SUJEITOS ESTARIAM, ATRAVÉS DE SUAS PRÁTICAS, INAUGURANDO UM NOVO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO NO CERNE DA PEDAGOGIA CONFIRMOU-SE PARCIALMENTE, POSTO QUE A PESQUISA REVELOU QUE, ASSIM COMO OS ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS QUE OS PRECEDERAM E SE CONSOLIDARAM NESSE ESPAÇO, OS PEDAGOGOS AOS POUCOS PERCEBEM A NECESSIDADE DE SE MOBILIZAREM PARA SUPERAR LACUNAS DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, ASSIM COMO DE REFLETIREM ENQUANTO COLETIVO ACERCA DOS LIMITES E POSSIBILIDADES DOS SERVIÇOS PRESTADOS AO JUDICIÁRIO. ALÉM DISSO, INFERIMOS QUE, AO COBRAR DA ACADEMIA O CUMPRIMENTO DO QUE ESTÁ POSTO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA, MORMENTE, PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NÃO ESCOLARES, TAIS SUJEITOS INSTIGAM O INCREMENTO DO DEBATE QUANTO À IDENTIDADE DO PROFISSIONAL PEDAGOGO E DO PRÓPRIO CURSO.

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