COM BASE NA TEORIA SEMIÓTICA PEIRCEANA E UTILIZANDO EXPERIMENTOS FILMADOS, PROPOMOS UMA ABORDAGEM DIDÁTICA EM UMA SEQUÊNCIA LÓGICA QUE BUSCA PROPORCIONAR UMA COMPREENSÃO MAIS COMPLETA E APROFUNDADA SOBRE CONCEITOS ENVOLVIDOS NO FENÔMENO DA COMBUSTÃO, COMO POR EXEMPLO ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA, GASES E SUAS PROPRIEDADES, MISTURAS, REAGENTES LIMITANTES DE UMA REAÇÃO QUÍMICA E LIMITE DE INFLAMABILIDADE. A ATIVIDADE BUSCOU CAUSAR DÚVIDAS NOS ESTUDANTES PARA INSTIGAR PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES E A PESQUISA DEMONSTROU VIABILIDADE PARA PROMOÇÃO DE SIGNOS ARGUMENTATIVOS PELOS ALUNOS, APONTANDO A TEORIA SEMIÓTICA PEIRCEANA COMO UMA PROPOSTA EFICAZ PARA ANÁLISE DAS ESCRITAS E DIÁLOGOS EM PESQUISAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL DO CAMPO DO ENSINO DE QUÍMICA E DE CIÊNCIAS.