UTTA, Bergson Pereira et al.. As metodologias ativas: aproximações teóricas. VI CONEDU - Vol 3... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 407-421. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65281>. Acesso em: 21/11/2024 08:58
ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS (MA), SOB A ÓTICA DE EDUCADORES CONSAGRADOS ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE. AS MA VISAM PROMOVER A INSERÇÃO DOS DISCENTES DE MANEIRA DINÂMICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SAINDO DE UMA CONDIÇÃO DE INÉRCIA (APENAS COMO OUVINTE), PARA UMA CONDIÇÃO DE SUJEITO ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER. O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO AQUI PROPOSTO, CENTRA-SE EM IMPORTANTES ABORDAGENS TEÓRICAS DOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER, PRESCRITAS POR COMÊNIO (1966), ROUSSEAU (2004), PESTALOZZI (2008) E FREINET (1988). NOSSA METODOLOGIA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS É BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO, CONSTITUINDO-SE COMO UMA PESQUISA BÁSICA. CONCLUÍMOS QUE AS MA, APESAR DE NÃO SEREM NECESSARIAMENTE UMA NOVIDADE QUANTO AO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE, BASEIAM-SE EM FORMAS DE DESENVOLVER O PROCESSO DE APRENDER DE MANEIRA DINÂMICA E CRIATIVA, NÃO SENDO TÃO NOVAS QUANTO TALVEZ IMAGINÁVAMOS, HAJA VISTA TRATAR-SE DE ABORDAGENS FUNDAMENTADAS EM TEORIAS OU OUTRAS ABORDAGENS JÁ CONSAGRADAS POR ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO.