Artigo E-book 3: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

AS METODOLOGIAS ATIVAS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO, , E-book GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS (MA), SOB A ÓTICA DE EDUCADORES CONSAGRADOS ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE. AS MA VISAM PROMOVER A INSERÇÃO DOS DISCENTES DE MANEIRA DINÂMICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SAINDO DE UMA CONDIÇÃO DE INÉRCIA (APENAS COMO OUVINTE), PARA UMA CONDIÇÃO DE SUJEITO ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER. O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO AQUI PROPOSTO, CENTRA-SE EM IMPORTANTES ABORDAGENS TEÓRICAS DOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER, PRESCRITAS POR COMÊNIO (1966), ROUSSEAU (2004), PESTALOZZI (2008) E FREINET (1988). NOSSA METODOLOGIA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS É BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO, CONSTITUINDO-SE COMO UMA PESQUISA BÁSICA. CONCLUÍMOS QUE AS MA, APESAR DE NÃO SEREM NECESSARIAMENTE UMA NOVIDADE QUANTO AO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE, BASEIAM-SE EM FORMAS DE DESENVOLVER O PROCESSO DE APRENDER DE MANEIRA DINÂMICA E CRIATIVA, NÃO SENDO TÃO NOVAS QUANTO TALVEZ IMAGINÁVAMOS, HAJA VISTA TRATAR-SE DE ABORDAGENS FUNDAMENTADAS EM TEORIAS OU OUTRAS ABORDAGENS JÁ CONSAGRADAS POR ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.