Artigo E-book 3: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

“MAGNETO” EM SALA DE AULA? REFLEXÕES ACERCA DE CONCEITOS FÍSICOS, ANTROPOLÓGICOS E SOCIAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, ELETROMAGNETISMO, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, , E-book GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO NARRATIVAS CONTADAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE DESENHOS. SEU PRESTÍGIO E VALORIZAÇÃO A CULTURA NOS REMETE AO CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO AMERICANO DA DÉCADA DE TRINTA, ONDE NA GRANDE DEPRESSÃO, COM O SURGIMENTO DO SUPERMAN, AS HQ’S REFLETIAM O MEDO E ESPERANÇA DE UMA NAÇÃO. DIANTE DOS ASPECTOS FRUTÍFEROS E VASTOS DE POSSIBILIDADES, OBJETIVAMOS ANALISAR OS CONCEITOS FÍSICOS, ANTROPOLÓGICOS E SOCIAIS DO PERSONAGEM EM QUADRINHO MAGNETO, POR MEIO DE REFLEXÕES ACERCA DAS VISÕES DEFORMADAS DA CIÊNCIA, COM O ESCOPO DE CONTRIBUIR PARA POSSIBILIDADES EM METODOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA. PARA TANTO, UTILIZAMOS O DESENHO METODOLÓGICO SOB AS CONCEPÇÕES DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, COMPILANDO E SISTEMATIZANDO TRABALHOS, LIVROS E DOCUMENTÁRIOS SOB UMA LINHA TEMPORAL. OS RESULTADOS APONTAM QUE O MAGNETO SE CARACTERIZA COMO UMA FERRAMENTA QUE PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NÃO SOMENTE EM AULAS DE FÍSICA, HAJA VISTA QUE É POSSÍVEL ARTICULAR AS HABILIDADES DO PERSONAGEM E ATÉ MESMO O ENREDO DAS HQ’S, SOB UMA PERSPECTIVA INTEGRADORA, ALÉM DESTE APRESENTAR ELEMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIAIS QUE SERVEM DE INSUMOS PARA DEBATES E REFLEXÕES, A FIM DE VALORIZAR O RESPEITO. DESSE MODO, ACREDITAMOS QUE AO CONTRÁRIO DO “SENSO COMUM” AS HQ´S PODEM SER USADAS PARA ENSINAR E COMPREENDER OS MODOS DE FAZER CIÊNCIA, ESPECIFICAMENTE, UMA CIÊNCIA NÃO NEUTRA, PODENDO CONTRIBUIR PARA AQUILO QUE CHAMAMOS DE “EXPANSÃO DAS HQ’S”. POIS, O COMPREENDER DOS LIMITES E DAS POSSIBILIDADES DAS HABILIDADES É PODER POSSIBILITAR O ENTENDIMENTO EM COMO O SER HUMANO OBSERVA E REAGE SOBRE SUA REALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.